MUTIRÃO DO DIABETES NO CASTANHEIRA SHOPPING




Neste sábado, 11, de 10 às 20h, ocorrerá o Mutirão do Diabetes, no Castanheira Shopping. A ação gratuita é uma realização d​os profissionais da saúde d​o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza em parceria com o Castanheira Shopping, e tem por objetivo esclarecer a população sobre o Diabete Mellitus, fazer o diagnóstico precoce e detectar as complicações causadas pela doença. A expectativa da organização é atender aproximadamente 2.000 pessoas neste dia.

 SOBRE O DIABETES

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir a necessidade do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. O aumento do número de diabéticos e as devastadoras conseqüências de suas complicações tardias fazem do diabetes a principal causa da cegueira, amputação e de insuficiência renal, além de outras complicações graves, como a neuropatia,complicações cardiovasculares e diminuição  da expectativa de vida em torno de 10 anos.

A lnternacional Diabetes Federation (IDF) estimou que em 2015 o número de pessoas com Diabete Mellitus em todo o mundo era de 415 milhões  sendo responsável por 12% do gasto global em saúde, ou seja, cerca de 673 bilhões de dólares.

Em 2040 acredita-se que o número de diabéticos em todo mundo chegará a 642 milhões em todo mundo e deste total, 80% viverão em países pobres (lDF Atlas, 2015). Na maior parte desses países há pouco ou nenhum acesso a tratamentos que pudesse ajudar no controle da doença e até mesmo a salvar a vida de quem tem a doença. A cada 7 segundos, uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do Diabetes, são aproximadamente 5 milhões de mortes por ano.

No Brasil estima-se que existam cerca de 14 milhões de pessoas portadores de Diabetes, porém estão diagnosticadas apenas 6 milhões, aproximadamente (IDF atlas,2015). Isto significa que pouco mais de 40% da população de diabéticos conhece seu diagnóstico. Em Belém, segundo dados da vigilância de Fatores de Risco e Proteção a Doenças Crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), a freqüência de indivíduos acima de 18 anos  que referiam diagnóstico prévio de diabetes em 2014 foi de 7,6%, sendo 6,4% do sexo masculino e 8,6% do sexo feminino (VIGITEL 2014).

Além do aumento a prevalência do DM, outro grande problema é que muitas pessoas desconhecem que são diabéticas podendo até já ter complicações como retinopatia doença renal do diabetes,neuropatia e insuficiência cardíaca. Segundo o IDF, em 2015 46,5% dos indivíduos diabéticos existentes no planeta desconheciam a doença. Neste mesmo período, na América Central e do Sul, a proporção de indivíduos não diagnosticados correspondia a 39% dos diabéticos (IDF Atlas,2015)

O Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que está sendo realizado em Belém desde a última terça-feira, 7, se encerra oficialmente neste sábado com uma programação para os convidados. O grupo visitará o Parque do Utinga e participa de um almoço no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em uma parceira com o Festival Fartura, que reúne produtores, mercados e chefs para provar novas receitas e também pratos típicos de diversas cidades do Brasil. É a primeira vez que esse evento é realizado no continente americano, em promoção da Unesco, Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado do Pará. O Encontro ocorre dois anos depois de a capital paraense ter sido declarada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015.